terça-feira, 22 de abril de 2008

Boys really don't cry?

Fui criado desde pequeno ouvindo minha obaasan¹ dizer: "Homem não chora".
Acho que ela não conseguiu me convencer, mas ainda assim não deixa de estar um pouco certa.

Não sou um cara de chorar fácil, às vezes fico muito tempo sem soltar uma única lágrima. Já me mantive frio como uma pedra presenciando cenas em que provavelmente a maioria dos caras que conheço iriam se esvair em lágrimas, mas mesmo assim coisas simples ainda conseguem-me encher os olhos d'água.
Geralmente quando vejo uma cena emocionante acabo lavando um pouco meus olhos, mas dificilmente choro "de verdade". Não sei, talvez tenha algo de errado com minhas glândulas lacrimais!

-Mas por quê? Chorar é sinônimo de fraqueza?

A primeira vista sim, porque a meu ver chorar mostra o lado sensível das pessoas e nem todo mundo tem humildade suficiente pra perceber que até o cara mais forte do mundo passa por dificuldades.
Homens em média não gostam de transparecer sua sensibillidade porque há aquele pensamento de que temos de ser fortes, dominantes e seguros, para que as mulheres não fiquem inseguras de estar do nosso lado. Só que chega uma hora em que ser forte e seguro já não conta mais, ai a única solução é "lavar a alma".

Cheguei a curta conclusão de que sim, homens choram; só não querem demonstrar isso.
Então quando tiver vontade: chore, esperneie, não tenha vergonha de ficar com a cara inchada ou com o nariz fungando. Se quiser faça como sempre fez: desabafe no seu velho travesseiro. E se alguém te julgar fraco por você tentar expressar seus sentimentos é porque esse alguém não merece te ver sorrir.

¹ (avó em japonês; pronuncia-se: ô-bátian)

Nenhum comentário: